Biossegurança e microscópio
Nomes:
Tema: Biossegurança e Microscópio.
Marabá, 2014
Introdução
Antigamente a biossegurança não tinha muita importância como se tem hoje. No Brasil a preocupação com os cumprimentos das normas regulamentadoras começou em 1978 e foi atualizada em 1994 que estabelece a elaboração e implantação, pelos empregadores em relação aos empregados do programa de prevenção de riscos à saúde e ao meio ambiente. A importância com a biossegurança e seu desenvolvimento se tornou uma grande evolução na saúde da humanidade.
Outra grande evolução importante para a humanidade foi o microscópio, inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, que inicialmente possuía apenas uma lente. O aperfeiçoamento dos microscópios determinou um aumento no volume de obras sobre investigações, usando recursos da microscopia, e gradativamente, o homem foi desenvolvendo os mistérios das células.
Biossegurança
Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
O termo biossegurança vem sendo empregado desde a década de 70 com o significado de práticas preventivas para o trabalho em contenção ao nível laboratorial, com agentes patógenos para o homem, segundo a OMS.
Motivos que levaram à aplicação dos conceitos e normas de biossegurança:
Grande rotatividade de pessoas;
Variabilidade de atividades desenvolvidas (diversos tipos de trabalho);
Manipulação de produtos químicos variados;
Micro-organismos e parasitas diversos.
Tipos de riscos
Existem vários riscos ocupacionais aos quais