Balanço Patrimonial
Este trabalho busca expressar de forma simples e resumida as características de um Balanço Patrimonial e a sua importância na área da contabilidade.
E como o mesmo deve ser demonstrado conforme os preceitos da Lei 6.404/76 e segundo os princípios fundamentais de contabilidade.
Palavras-chaves: Ativo. Passivo. Patrimônio Líquido.
1. BALANÇO PATRIMONIAL
Balanço patrimonial é a principal demonstração financeira existente, ele mostra de fato como está o patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento.
Demonstra em equilíbrio os bens e os direitos com as obrigações e participações dos sócios, assim mostra de modo qualitativo e quantitativo o patrimônio da empresa.
Balanço parte da ideia de equilíbrio, como se fosse uma balança, os dois lados precisam estar em igualdade um com o outro, se houver o contrário isto significa que a um erro na contabilidade.
1.1 ESTRUTURA DO BALANÇO
Todas as contas do ativo são apresentadas do lado esquerdo e são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez, ou seja de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro.
Todas as contas do passivo estão ordenadas do lado direito do Balanço Patrimonial e são descriminada segundo a ordem decrescente do grau de exigibilidade.
As do Patrimônio Líquido (que faz parte do passivo) são originarias de recursos próprios como investimentos feitos pelos proprietários para aberturada da empresa.
De acordo com a Lei nº 11.638/07, MP nº 449/08 e Resolução CFC nº 1.121/08, a nova estrutura do Balanço Patrimonial passa a ser a seguinte: ATIVO PASSIVO
Ativo Circulante Passivo Circulante
Ativo Não Circulante Passivo Não Circulante
Realizável a Longo Prazo PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Investimento Capital Social
Imobilizado (-) Gastos com Emissão de Ações
Intangível Reservas de Capital