Projeto Praça
ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO
INTRODUÇAO AO PROJETO ARQUITENICO E URBANISTICO I
André Luiz
Débora Jank
Isadora Sacavone
Rafael Magno
PRAÇA DE ESTUDOS DA REITORIA
O MOVIMENTO, A LUZ E A SOMBRA COMO UMA FORMA ESTÉTICA DE RESIGNIGFICAÇAO DO ESTACIONAMENTO DA REITORIA
Praça de estudos da Reitoria
1. Problema e objetivo
1.1 O Espaço
O espaço localizado atrás do prédio da reitoria serve, hoje, como uma área de estacionamento exclusivo para funcionários do edifício que a abriga. Este espaço é delimitado pelo córrego e pela edificação. O estacionamento possui uma única entrada lateral para carros, a outra extremidade lateral do local possuí conexão e passagem para pedestres com uma pequena continuidade da praça da cidadania.
1.2 O Problema
A edificação é modernista e seu hall tinha a intenção original ser aberta e servir de passagem entre a Praça da Cidadania (fachada principal do prédio) e o espaço em questão, que fica na fachada oposta, dando ideia de continuidade e conexão no desenho da praça e em seu ambiente. O fato de ser um estacionamento, de os acessos ao pedestre serem impróprios e de não haver equipamentos ou locais para convívio, transforma este local pouco acessível e quebra a ideia de continuidade do desenho da praça.
2. Conceito e Ideia
2..1 Ideia
O projeto começa ao analisarmos as linhas de fluxo que passam próximas ao estacionamento. Há um fluxo grande de estudante que passam pela borda do local e lateral do prédio da reitoria, fazendo, principalmente, o caminho entre a praça da cidadania (caminho-passagem para outros equipamentos do campus como RU e Centro de Eventos) e o CTC (centro com maior número de estudantes na universidade) e a BU.
Uma outra análise feita pelo grupo foi que há de falta de espaço para estudo na Biblioteca Universitária. Decidiu-se, então, por aproveitar o fluxo BU-lateral da reitoria e criar um espaço apropriado, ao ar