Biosseguran A No Laborat Rio
Biossegurança tem o significado literal de Vida + Segurança, ou seja, uma vida livre de perigos. As normas da biossegurança são medidas que evitam riscos físicos, químicos, biológicos e psicológicos. A maioria desses riscos são encontrados mais facilmente em ambientes hospitalares e alguns ocorrem devido as falhas na adaptação de estruturas antigas e aparelhos de última geração, por isso, é importante se atualizar em relação as novas tecnologias e normas aplicadas. A biossegurança e a segurança biológica referem-se ao emprego do conhecimento das técnicas e dos equipamentos, com finalidade de prevenir a exposição do profissional, dos acadêmicos, dos laboratórios, da comunidade e do meio ambiente, aos agentes biológicos potencialmente patogênicos. Para isso, é importante que precauções apropriadas sejam tomadas para evitar contaminações. Nos laboratórios de microbiologia e parasitologia os agentes biológicos são classificados em:
- Classe de risco 1: agentes biológicos que apresentam baixo risco para o indivíduo e a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.
- Classe de risco 2: agentes biológicos que apresentam risco individual moderado para o indivíduo e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, entretanto, existem meios eficazes de profilaxia e/ou tratamento.
- Classe de risco 3: agentes biológicos que apresentam risco elevado para o indivíduo e com probabilidade moderada de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, entretanto, mem sempre existem meios eficazes de profilaxia e/ou tratamento.
- Classe de risco 4: nesta estão incluidos os agentes biológicos que apresentam risco elevado para o indivíduo e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, ainda não