Biosfera e mudanças globais
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”
CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA
CENA-USP
DISCIPLINA: BIOSFERA E MUDANÇAS GLOBAIS
PROFA. MARISA
Síntese escrita
Manuela C. C. Padilha
Nº USP: 8563611
Piracicaba-SP
2013
Introdução
Os ciclos biogeoquímicos representam a movimentação natural de elementos químicos no ecossistema entre os seres vivos (componentes bióticos) e o meio ambiente (componente abiótico).
Com a morte de um organismo, a matéria orgânica que compõe o mesmo é degradada por agentes decompositores e seus elementos químicos retornam ao ambiente, sendo reaproveitados por outro organismo vivente.
O fato de o planeta Terra ser um sistema dinâmico, respondendo ao pressuposto de Lavoisier (na natureza nada se perde tudo se transforma), o movimento e a estocagem da matéria afeta todos os processos físicos, químicos e biológicos, propiciando a ciclagem de macro e micro nutrientes.
Entre os principais ciclos destacam-se: o do carbono, do nitrogênio e do fósforo.
Síntese
Ciclo biogeoquímico do carbono
Considerado elemento chave, o Carbono é o elemento mais abundante no universo e é o principal elemento químico constituinte da matéria orgânica, incluindo desde os combustíveis fósseis até moléculas complexas (DNA e RNA) que controlam a genética nos organismos. Está intimamente associado ao fluxo de energia.
É disponível na forma de CO2 no ar, carbonatos na terra, íons carbonato no mar, compostos orgânicos, solo e mar.
O C elementar na natureza esta presente como amorfo, grafite e diamante. Já como isótopos: 12 e 13 estáveis e 14 radioativo.
O ciclo do carbono é composto por uma sequência de reações de oxirredução. O ciclo curto envolve interações entre a biosfera e a atmosfera, e a ciclagem longa envolve a formação e consumo de combustíveis fósseis e sedimentos contendo carbono orgânico. O ciclo global do carbono pode ser dividido, em termos