Biosegurança
2- Quando o planejador utiliza adequadamente a estratégia para viabilizar seu plano de ação, para alcançar seus objetivos, ele está realizando um planejamento estratégico. Ou seja, ele considera que no ato de planejar não existe uma única interpretação da realidade, existe a sua explicação e a explicação do outro, e que ele interage com outros atores que podem ter outros planos e outros objetivos que podem conflitar com seus planos e objetivos. Precisa ter, portanto, estratégias adequadas para avançar na direção desejada.
O planejamento tradicional, por outro lado, considera possível existir um conhecimento único e objetivo da realidade. Ao invés de elaborar diagnóstico situacional trabalha com diagnósticos normativos, definidos, e desconsidera ou procura anular os outros atores que possam eventualmente interagir e influenciar na sua intenção de transposição da situação existente para a situação desejada. Esse tipo de planejamento privilegia cálculos técnicos precisos e controle do sistema onde se dá o planejamento.
3. A- Antes de qualquer conjectura, deve-se ter uma visão completa do termo. Aliás, uma visão holística. Pois bem, holístico vem do grego e significa, grosso modo, o todo; completo. De maneira mais precisa, holístico é aquilo que se refere ao holismo, que é a "tendência, que se supõe seja própria do universo, a sintetizar unidades em totalidades organizadas".
3. B- A gestão participativa é um dos campos mais complexos da moderna teoria geral da administração, envolvendo diversos conceitos, técnicas, experiências práticas e um profundo conteúdo filosófico-doutrinário.
De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de