BIOS
O sistema BIOS é um programa desenvolvido em PCs que inicia o sistema operacional quando você liga o computador. Também é conhecido como firmware do sistema. O BIOS faz parte do hardware do computador e é separado do Windows.
Os procedimentos variam em função do fabricante da BIOS. Normalmente, você precisa pressionar uma tecla (como F2, F12, Delete ou Esc.) ou uma combinação de teclas imediatamente depois de ligar o computador, mas antes que o Windows inicie. Para obter mais informações, consulte as informações que acompanham o computador ou visite o site do fabricante.
CMOS
O semicondutor complementar de óxido metálico, ou CMOS, refere-se a um chip de memória alimentado pela bateria no computador que armazena informações sobre a inicialização. O sistema BIOS do computador usa essas informações ao inicializar o computador.
As mensagens de erros relacionadas ao CMOS podem ser causadas por uma bateria descarregada ou defeituosa. A bateria poderá descarregar caso o computador fique desligado durante muito tempo. Para resolver erros de CMOS, consulte as informações que acompanham o computador ou contacte o fabricante.
Como ela entra em ação:
Liga-se o computador;
O BIOS ativa a memória CMOS para saber a configuração dos dispositivos. Essa configuração é feita pelo usuário. Enquanto isso, procura por dispositivos (teclados, mouses, placas, discos, memória, etc).
O POST (teste de inicialização) começa. Ele testa todos os componentes essenciais para se ligar o computador (disco rígido, memória RAM, drive de disquete e CD/DVD, teclado, mouse, etc). Se alguma coisa falhar, sinais no monitor ou bipes são soados pelo alto-falante da placa-mãe para que você corrija o erro e reinicie o computador. Se isso ocorrer, volta-se ao passo 1. Se nada estiver falhando, passa-se para o próximo passo.
BIOS de outras placas são iniciados (placa de vídeo, por exemplo) para funcionarem por sua conta e risco.
O BIOS é copiada para a memória RAM, para acelerar o processo e evitar erros.