Bios setup
A palavra BIOS, Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída. Como o próprio nome sugere, a BIOS é o sistema responsável pelas atividades “básicas”, ou “corriqueiras” do computador. Isto não quer dizer que estas atividades são pouco importantes. Pelo contrário! Não existe computador sem BIOS e se ela parar de funcionar, ele também pára. BIOS, pense nela como um programa. Este programa é responsável por várias tarefas que são executadas do momento em que você liga seu PC até o momento em que seu Windows (ou outro sistema operacional) começa a ser carregado.
Setup
É um programa de configuração que todo micro tem, e que esta gravada na memória ROM, que para chamarmos geralmente se usa a tecla DEL, F2 ou F12.
A configuração é gravada em uma memória especial, chamada CMOS como esta acoplada na memório RAM, que é um tipo de memória que se apaga quando apaga o computador, Para que isso não acontença e acoplada a ela uma bateria, para que o que foi gravado não se apague. Esta batria também e responsável pelo
Standart CMOS Setup Page
Para navegegarmos pelas ações do setup basta utilizarmos as setas direcionais do teclado, pare sobre a opção desejada e tecle enter.
Usando esta opção para obter informações básicas como datas, hoarios, dispoistivos IDE, drives, se teclamrmos f3 teremos as configurações automáticas das Hd’s.
-Date/Time: Configuramos a hora e data do sistema
-Pri Máster: Usamos para configurar dispositivos nos canais de IDE primários e secundários
-Floppy Drive A; Floppy Drive B: Usamos para configurar o tamanho e capacidade dos discos flexíveis.
Advanced Setup; Utilizamos esta opção quando queremos informações avançadas sobre o sistema.
Share Memory Size; Usamos para alocar memórias no sistema VGA.
Trend ChipAway Vírus; Usado para ativar a proteção contra vírus embutida no chipset.
1 st Boot Device; 2 Boot Device; Usamos para definir em qual seqüência será inicializado o sistema operacional.