biorremedia o airys

1111 palavras 5 páginas
MILLIOLI, Valéria Souza. Biorremediação de solo impactado com óleo cru: avaliação da potencialidade da utilização de surfactantes./ Valéria Souza Millioli et al. 1.ed – Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2008.

BIORREMEDIAÇÃO DE SOLO IMPACTADO COM ÓLEO CRU: AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DA UTILIZAÇÃO DE SURFACTANTES

Sabe-se que o elemento mais importante e crucial para a existência de petróleo em grandes quantidades em uma bacia sedimentar é a presença de elevados volumes de matéria orgânica de qualidade apropriada que seja acumulada quando da deposição de algumas rochas sedimentares que são nomeadas de geradoras. Estas são rochas que se forem submetidas a adequadas temperaturas e também pressões, acabam gerando o petróleo na subsuperfície. Porém, se houver ausência desse elemento em uma bacia, a natureza não terá meios para assim substituí-la, em contrapartida dos outros cinco elementos que constituem o sistema petrolífero, que mesmo estando em falta, eles podem ser de alguma maneira compensados por condições de exceções geológicas. (MILLIOLI, 2008).
O petróleo contém compostos de enxofre, oxigênio, nitrogênio, metais entre outros elementos, além disso, ele é formado por uma mistura de distintos hidrocarbonetos com divergentes pontos de ebulição, sendo uma matéria-prima de extrema importância para a economia. O petróleo, assim como a maioria dos recursos naturais, estar distribuído de forma muito desigual na crosta terrestre. Por conta da sua complexidade de formação, ele é considerado um bem precioso e fundamental para a humanidade, sendo transportado para muitos países no mundo inteiro para sustento dos mesmos. De acordo com Millioli 2008: “O petróleo pode ser definido como um líquido viscoso, em geral de coloração escura, que ocorre naturalmente, cuja composição química varia de lugar para lugar.” (p.11).
Há várias características do solo, uma delas é a fase sólida, essa fase sólida envolve uma fração mineral proveniente da decomposição da rocha-mãe pela

Relacionados