TCC
RESUMO
A dificuldade de aprendizagem é um tema que deve ser estudado levando-se em conta que um aluno com dificuldade de aprendizagem não é um aluno que tem deficiência mental ou distúrbios relativos, na verdade, existem aspectos fundamentais que precisam ser trabalhados para obter-se um melhor rendimento em todos os níveis de aprendizagem e conhecimento. Reconhecendo a importância de se discutir acerca das dificuldades de aprendizagem relativas à leitura e a escrita objetiva-se através deste trabalho, apresentar alguns direcionamentos expressivos voltados ao estímulo da competência do aluno para se desenvolver a prática da leitura e escrita. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em que se buscou analisar autores como: Grigorenko e Sternberg ( 2003),Ferreiro e Teberosky (1999), Jardim (2001), Myklebust (1997) e Freire (2001). A partir dos questionamentos propostos sobre o tema, faz-se necessário encontrar os caminhos para se conhecer e entender as dificuldades que as crianças encontram no processo de aprendizagem e procurar descobrir quais procedimentos de ensino podem ser tomados para que consigam seu aprendizado escolar. Palavras- chave: Dificuldades. Aprendizagem. Leitura. Escrita
INTRODUÇÃO A problemática da dificuldade da aquisição da leitura e da escrita continua existindo em nosso cotidiano, porém, isso nos leva à reflexão e análise desse processo, e também para mudanças em nossas práticas didático-pedagógicas que respondam com mais eficiência, às demandas sociais relativas à alfabetização.
São vários os fatores que interferem na aprendizagem da Leitura e Escrita na fase inicial da escolaridade da criança. E os professores devem estar atentos para detectar as causas desse insucesso no processo ensino-aprendizagem da Leitura e Escrita, usando de metodologias diversificadas.
Sabe-se que para aprender a ler e escrever é preciso codificar e