Bioquímica
ENGENHARIA AMBIENTAL
EM54B – BIOQUÍMICA AMBIENTAL
Relatório de Química
Aula Prática 1: Análise das Propriedades Físico-Químicas da água.
Medianeira, 25 de abril de 2012.
Introdução
A água, com todas as suas propriedades, é o solvente no qual ocorre a maioria das reações bioquímicas, e suas propriedades são essências para a formação de estruturas macromoleculares e o progresso de reações químicas.
Neste relatório serão analisadas as seguintes propriedades da água: densidades, polaridade, capacidade de solvatação e tensão superficial.
Objetivo Geral
Analisar as propriedades físicas e químicas da água.
Objetivos Específicos
O estudo tem como objetivos analisar a densidade da água em forma de gelo em etanol, NaCl e água destilada. Analisar a polaridade da água. Analisar a capacidade de solvatação da água, e determinar a solubilidade de NaCl e Sacarose em água à temperatura ambiente. E analisar a tensão superficial da água.
Fundamentação Teórica
Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume), pois em geral (mas nem sempre) a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e essa menor ainda do que a de sólidos. A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria. Assim, a densidade da água pura contida em um litro ou numa colher de 5ml é a mesma. De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância, mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.
Densidade absoluta ou massa específica (ρ) de uma substância qualquer de massa m e volume V é definida por: ρ = mV
Ou seja, é a razão entre a massa de um corpo pelo volume que o mesmo ocupa. Densidade relativa é definida