Bioquímica
Quase todas as enzimas são proteínas. Sabe-se que certas moléculas de RNA também atuam como enzimas. Desta forma, elementos como temperatura e pH alteram a atividade das enzimas e, como resultado, a velocidade das reações por elas catalisadas. Nesse caso, cada enzima possui um ótimo pH de atividade (onde sua atividade é máxima); para a maioria das enzimas ele está entre 4,5 e 8,0. Em relação à temperatura, a velocidade das reações enzimáticas aumenta até que seja atingida a velocidade máxima. A partir desse momento, a velocidade da reação começa a decrescer.
No dia a dia podemos ver varias situações em que a temperatura certamente influencia na velocidade com que as reações químicas são realizadas. Um exemplo deste fato ,é quando o feijão é cozido na panela de pressão, o crescimento da pressão provoca o aumento da temperatura de ebulição do líquido. Desta forma, a reação (cozimento) é realizada com uma maior velocidade. O inverso ocorre ao colocarmos os alimentos na geladeira, visto que, uma queda da temperatura faz com que a decomposição dos alimentos por microrganismos aconteça de forma mais lenta.
Isso acontece porque a temperatura é uma medida da agitação térmica das partículas que compõem uma substância. Com isso se aumentar a temperatura, a agitação das moléculas também aumentará; e o contrário também é verdadeiro: com a diminuição da temperatura, a agitação das moléculas também diminuirá.
Um crescimento na agitação das moléculas faz com