Bioquímica
O lipídeos são um grupo heterogêneo de compostos mais relacionados por suas propriedades físicas do que por suas propriedades químicas (HARPER, 2006).São compostos orgânicos pouco solúveis em água, mas que se dissolvem perfeitamente em solventes orgânicos como benzeno ou clorofórmio (MONTGOMERY, 1994).Eles exercem diversas funções biológicas, como componentes de membranas, isolantes térmicos e reservas de energia (MARZZOCO, 2007), podendo ter também função de hormônios e vitaminas.
Muitos lipídeos são compostos anfipáticos(ou anfifílicos), ou seja, apresentam na molécula uma porção polar, hidrofílica, e uma porção apolar, hidrofóbica (MARZZOCO, 1999).
Os lipídeos são classificados de acordo com as estruturas de seus esqueletos:
Lipídeos Complexos (também denominados saponicáveis) - Possuem "caracteristicamente ácidos graxos como componentes, incluem os acilgliceróis. os fosfoglicerídeos, os esfingolipídeos e as ceras" (LEHNINGER, 1976).
Lipídeos Simples - Lipídeos que não possuem ácidos graxos, e não são saponicáveis.
As gorduras e os óleos são as principais formas de armazenagem de energia em muitos organismos (LEHNINGER, 2006).
Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos com grupos laterais de hidrocarbonetos de cadeia longa (VOET, 2006).
São ácidos carboxílicos altamente reduzíveis por possuírem um estado de oxidação muito pequeno por serem derivados de hidrocarbonetos. A oxidação dos ácidos graxos(até CO2 e H2O) no interior das células é muito exergônica (LEHNINGER, 2006).
Nas plantas e nos animais superiores, os ácidos graxos predominantes são os das espécies C16 e C18, ácidos palmítico, oléico, linoléico e esteárico (Figura 01) (VOET, 2006).
Suas principais funções são a de servir como combustível metabólico e como unidades estruturais de outros lipídeos.
As propriedades físicas dos ácidos graxos e dos lipídeos deles derivados dependem da ocorrência ou não de insaturações na cadeia de hidrocarbonetos e do seu comprimento