bioquímica
O potássio é um mineral e também um eletrólito, ou seja, em solução dissocia-se em iões que permitem que a electricidade consiga atravessar a solução. É um mineral que existe em maior quantidade no meio intracelular e apresenta maior dose diária recomendada.O potássio é um dos minerais responsáveis pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico que permite a manutenção do potencial de membrana, essencial para transmissão de impulsos nervosos, contração muscular e função cardíaca. O potássio desempenha ainda o papel de co-factor enzimático. O Pistácio,a Amêndoa, a Salsa, a Avelã, o Amendoim, a Castanha, o Espinafre e a Banana são exemplos de alimentos que são ricos em Potássio.
A carência de potássio pode surgir como consequência de várias situações: ingestão deficiente, perdas gastrointestinais (diarreia, vómitos, uso de diuréticos), perdas renais (devido a patologias renais) ou perdas derivadas de anomalias no metabolismo.
Os sintomas que podem ocorrer são: fadiga, vómitos, distensão abdominal, fraqueza muscular, paralisia, formigueiro, anorexia, tensão arterial baixa, sede, espasmos musculares, tétano, arritmia cardíaca, desorientação e em casos mais graves pode mesmo levar ao coma.
Sódio
O sódio é um eletrólito, ou seja, em solução dissocia-se em iões que permitem que a electricidade consiga atravessar a solução.O sódio é um dos principais iões do fluído extracelular. É um dos eletrólitos responsáveis pela manutenção do potencial de membrana, o que é extremamente importante para a transmissão de impulsos nervosos, contração muscular e função cardíaca. Está também envolvido na absorção de outros nutrientes, como o cloro, aminoácidos, glucose e água, e na regulação dos níveis de pressão arterial e volume sanguíneo. Exemplos de alimentos que contém Sódio: Sal, Caldo "Knorr", Produtos de charcutaria, Azeitona, Bacalhau seco, Ketchup, Margarina, Queijos, Manteiga com sal, Bolacha integral, Bolacha água e sal, Batata frita pacote, Atum (conserva),