Bioquímica
Curso: Engenharia Agrícola e Ambiental
Disciplina: Bioquímica Vegetal
Turma: EAA-1
Professor: José Benjamin Machado Coelho
Recife, 2014
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CLOROFILA
Introdução
Clorofila é cada um dos pigmentos que se encontram nas células das plantas, dando cor verde às suas folhas. A cor verde é conseguida devido a absorção de luz das regiões entre o azul e o vermelho do espectro de luz, refletindo diferentes tonalidades de verde. O conceito de clorofila foi criado em 1818 por F. Pelletier e J. B. Caveteau. A clorofila é fundamental para o fenômeno da fotossíntese. No processo de fotossíntese, a clorofila capta a luz solar e a utiliza como fonte de energia para transformar dióxido de carbono, água e sais minerais em alimento. Durante essa transformação, a planta libera oxigênio no ar. As clorofilas a e b são encontradas em plantas verdes e estão envolvidas no processo de fotossíntese. Essas clorofilas possuem um espectro de absorção da luz um pouco diferente, com máximos na região do azul e do vermelho do espectro, o que quer dizer que absorvem preferencialmente a luz azul e vermelha. A clorofila a apresenta-se nos cloroplastos e estruturas análogas de todos os organismos fotossintéticos ativos, com exceção das bactérias fotoautotróficas, que contêm clorofila bacteriana. A síntese da clorofila realiza-se na presença da luz.
Materiais
* Placa de petri * Balança analítica * Homogeneizador de tecido vegetal * Balão volumétrico de 25 ml * Tubo de ensaio * Centrífuga * Cubeta de vidro * Espectrofotômetro
Procedimento
1º passo:
Coleta-se as folhas de bananeira em uma placa de Petri e depois corta-se em pequenos pedaços, cerca de 3 a 5mm.
2º passo:
Tara-se a balança e pesa-se a amostra vegetal, devendo conter 0,2g. Em seguida transferi-se a amostra para um tubo de ensaio de tamanho grande e paredes grossas.
3º passo:
Adiciona-se 5ml de acetona nesse