Bioquimica
Biomedicina é a ciência voltada para pesquisa das doenças humanas, de suas causas e dos meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microorganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para conbatê-las. Realiza exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com médicos, biólogos, bioquímicos e farmacêuticos.
Bioquímica
Área em que o Biomédico analisa o metabolismo de seres animais de vegetais, verificando a composição química das substâncias neles presentes
O que é a Bioquímica?
Todos os sistemas vivos, do mais simples ao mais complexo, dependem de reacções químicas fundamentais à sua sobrevivência. Os organismos crescem e reproduzem-se através da multiplicação celular, mas de onde provêm os constituintes das células? Como os nutrientes absorvidos por um organismo são transformados em tecidos tão diversificados, como músculos ou o sangue? E como podem organismos tão pequenos como uma única célula ter uma vida independente?
As respostas a estas questões estão na base do desenvolvimento da Bioquímica. A Bioquímica pode ser definida como o estudo da química de organismos vivos e da química relacionada com estes. Forma uma ponte entre a Biologia e a Química pois estuda como complexas reacções e estruturas químicas originam vida e processos relacionados com a vida. É considerada por vezes um ramo híbrido da Química Orgânica, especializado nos processos químicos que ocorrem nos organismos vivos, mas na realidade a Bioquímica não pode ser considerada um ramo de apenas a Biologia ou da Química - a Bioquímica incorpora todas as interacções existentes da menor molécula biológica à maior célula existente.
De uma forma essencial, a Bioquímica estuda a estrutura e função