bioquimica
Professor(a): Patrícia Silvestre Limeira
Disciplina: Bioquímica
Turma: VAD
Relatório nº1
Titulação e determinação de pKa
Guilherme Medeiros de Souza
Letícia Barreto Feres
João Pedro Abrahão Nicoletti
Walter Naves Borges Neto
Introdução
É o método pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substância particular, mediante a adição de um reativo-padrão que reage com ela em proporção definida e conhecida. A adição de um reativo-padrão (um reativo de concentração conhecida e freqüentemente designado como reativo-titulado) se regula e se mede de alguma maneira, requerendo-se um método de indicação para saber quando a quantidade do reativo normal juntado é precisamente a suficiente para reagir quantitativamente com a substância que se determina. Por conseguinte,conhecendo a proporção em que reagem as substâncias e tendo determinado a quantidade de uma substância (o reativo titulado)necessária para reagir nesta proporção, pode-se calcular facilmente a quantidade desconhecida de substância presente no frasco da reação.
Titulações ácido-base são talvez mais comuns. Neste caso, um dos reagentes é uma solução aquosa acida, o outro uma solução aquosa básica. A reação ácido-base que ocorre pode ser de qualquer um dos três tipos: acido forte com base forte, acido fraco com base forte ou acido forte com base fraca.
Mais freqüentemente uma titulação ácido-base é usada para determinar a concentração de uma espécie em solução. Se a espécie é uma base, titulamos com uma
“solução padrão” de uma acido forte, geralmente HCl. Isto é, determinamos o volume de uma solução de HCl de concentração conhecida que é necessário para reagir completamente com uma amostra da solução básica. Por outro lado, para determinamos a concentração de uma espécie acida, titulamos com uma solução de uma base forte, geralmente o NaOH.
Titulações ácido-base podem ser usadas para diversos fins, podem ser usadas para o cálculo da