Bioquimica
Cinética Enzimática é estudada para:
• • • • Determinar as constantes de afinidade do S e dos inibidores (Km e Ki); Conhecer as condições ótimas da catálise (T, pH, [S] etc); Ajudar a elucidar os mecanismos de reação (estudo ordem reação e tipo cinética); Determinar a função de uma determinada enzima em uma rota metabólica (para um dado S).
1
Centro ativo complementar em tamanho, forma e natureza química à molécula do substrato, ou seja, uma cavidade geometricamente rígida.
Emil Fischer (1894): alto grau de especificidade das enzimas originou Chave- Fechadura , que considera que a enzima possui sitio ativo complementar ao substrato.
2
Substrato induz mudanças conformacionais na enzima - resultam em um alinhamento preciso dos grupos catalíticos e suas ligações com o substrato Substratos análogos podem se ligar a enzima não induzem apropriadamente o alinhamento dos grupos catalíticos.
3
Conceitos para diminuição da energia de ativação
orbital steering - alinhamento ótimo dos orbitais do substrato e dos grupos catalíticos stereopopulation control - restrição da liberdade rotacional do substrato (“congelamento”) rack - ligações formadas entre o substrato e a enzima são tão fortes que levam a uma alteração na molécula de substrato
4
Mecanismo rack (distorção do substrato)
A molécula de substrato sofre alteração para se acomodar na molécula enzimática estática
5
Seqüência de ligação do substrato em duas etapas
O substrato pode sofrer estas alterações por mudanças conformacionais na enzima
6
Envolve a obtenção de uma expressão matemática : • Em fase homogênea (enzimas em solução) • Em fase heterogênea (enzimas imobilizadas) Os aspectos gerais envolvidos: - O substrato