Tcc manutenção
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA
“ A violência é o maior câncer da sociedade, seu crescimento transformasse em neoplasia de tristezas e queixumes, não se iluda, somente a paz e o amor podem dizimá-la.” ( Antonio Paiva Rodrigues).
A humanidade passa por mudanças rápidas e profundas. Num mundo de provas e expiações o homem se perpetua como ser desumano e sem amor próprio. Nem os animais são violentos como os hominais, pois atacam quando são ameaçados ou para saciar a fome. O direcionamento da violência visa às famílias, o patrimônio público ou particular e todos os matizes que estão no écran do ser humano. A educação está para a conduta moral, mas a conduta não reverbera a paz, normalmente flui para a delinqüência e a geração de fatos danosos e horripilantes, causadores do medo e da depressão. A depressão tem levado muitas pessoas a Síndrome do Pânico e a obsessão. O homem está sempre alheio ao amor, a paz, a caridade e ao perdão. A violência se entranhou com muita rapidez nas escolas e conforme levantamento feito pela Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo), no final do ano de 2000, uma nova pesquisa sobre violência nas escolas, a exemplo do que vem fazendo desde 1995.
Dessa vez, no entanto, a pesquisa foi ampliada, elevando de seis para treze itens, incluindo dados sobre indisciplina, comunidade e módulo escolar. Foram estudadas 496 escolas da rede pública estadual, representando as diversas regiões do Estado: Capital, Grande São Paulo, Interior e Litoral. Os resultados foram distribuídos em três partes, para facilitar o estudo: tabulação, comentários e análise. No final, foram acrescentadas algumas conclusões a que se chegou, após a leitura e exame de todo o material enviado pelas escolas envolvidas. Essa é mais uma ação de uma entidade que se preocupa, cada vez mais, com os destinos da escola pública estadual e, principalmente, com a educação escolar pública,