Bioquimica
CURSO DE FARMÁCIA
THAMYLES FERNANDA DE MENEZES ESCOBAR
Cromatografia em Papel de Aminoácidos
Relatório apresentado à disciplina de Bioquímica Básica ministrada pelo Prof. M.Sc. Daniel Fernandes de Oliveira como requisito parcial para a avaliação do desempenho.
Anápolis
2013
Introdução
Um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila, e uma cadeia lateral que é específica para cada aminoácido. Os aminoácidos podem ser classificados em apolares que são solúveis em soluções orgânicas e polares em soluções polares. Tais fatores como o acréscimo de hidroxilas ou amina, podem fornecer à alguns aminoácidos caráter hidrófilo, o que se faz importante na identificação dos aminoácidos na cromatografia em papel. A amostra utilizada afim de identificação foi denominada de “solução problema” e as substâncias de interesse pesquisadas foram: Ácido Glutâmico, Lisina Padrão e Leucina Padrão.
Objetivo da Aula
Identificar a “solução problema” por meio do método de cromatografia em papel.
Materiais e Reagentes
1. Provetas de 50 mL 2. Cuba de cromatografia ascendente 3. Papel de filtro 4. Solução problema (Amostra) 5. Padrões dos aminoácidos ácido glutâmico, lisina e leucina 6. Capilares de vidro de 10 cm 7. Fase móvel: n-Butanol: Ácido acético: Água (4:1:1) (v/v) 8. Ninidrina a 0,2% em acetona 9. Borrifador 10. Secador de cabelo 11. Régua, tesoura e lápis.
Procedimentos
1. Primeiramente com o auxílio de uma régua, cortar um retângulo em papel de filtro nas medidas de 12 x 7,5 cm; 2. Usando um lápis, marcar 4 pontos à uma distância de 1,5 cm de uma das extremidades do papel. A distância entre os pontos deve ser de 1,5 cm; 3. Adicionar aproximadamente 20 ml de fase móvel (n-butanol, água,