BIOQUIMICA
Relatório de aula prática
Tema: Polissacarídeo com Iodo
Professora/orientadora: Patrícia
Alunos: Bruna Oliveira Teodoro
Marina Gomes de Oliveira
Pedro Lucas
5° período de farmácia Matutino
Poços de Caldas
2014
1. Introdução
Os polissacarídeos são moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos. Alguns são constituídos de um único ou de diferentes tipos de monossacarídeos, os exemplos mais conhecidos dos seres vivos são o amido, glicogênio e celulose. São moléculas muito grandes, em comparação com os outros carboidratos, por isso são considerados macromoléculas, além de serem insolúveis em água, o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia. Apresentam uma massa molecular muito elevada, e que vai variar de acordo com a quantidade de monossacarídeos unidos.
2. Objetivo
Observar e conhecer a presença de amido em alimentos do dia a dia através da reação com o Lugol.
3. Materiais e métodos
Parte 1:
Lugol;
Maçã;
Batata.
Cortamos uma rodela de maçã e pingamos uma gota do corante Lugol., fizemos o mesmo com a batata e observamos o que acontece com a cor.
Parte 2:
Lugol;
3 tubos de ensaio;
Água destilada;
Solução de amido 1%;
Solução de glicose 2%;
NaOH 1M;
HCl 1M.
Preparamos 3 tubos, um com 2ml de água destilada, outro com 2ml de solução de amido e o terceiro com 2ml de solução de glicose.Em cada tubo adicionamos 4 gotas de lugol e analisamos a coloração.
Em seguida adicionamos cinco gotas de NaOH em cada tubo.Anotamos a mudança na coloração. E por último adicionamos cinco gotas de HCl e observamos a cor.
4. Resultado
Parte 1:
A maçã escureceu um pouco ficando com uma tonalidade amarelado escuro, já a batata ficou com a tonalidade preta na presença do Lugol.
Parte 2:
Antes de iniciar o experimento os três tubos estavam incolores. Abaixo uma tabela com os resultados da