o rapaz do pijama as riscas
Um dia, ao regressar da escola, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade (Acho Vil), onde Bruno não conhece ninguém com quem brincar nem tem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver através da janela. Do outro lado da vedação, todos vestem um "pijama às riscas".
Certo dia, desobedecendo às ordens expressas dos pais, resolve investigar até onde vai a vedação... É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o "pijama às riscas" que ele já tinha observado, e que vem a tornar-se no seu melhor amigo.
A partir desse dia combinam encontrar-se todos os dias, onde brincam e jogam, sempre separados pela vedação. Ao ver a tristeza do amigo, Bruno resolve ajudá-lo a encontrar o seu pai. Para tal, veste um "pijama às riscas" que o seu amigo trouxe e atravessa a vedação. A determinada altura ouvem um apito e são obrigados a juntarem-se à multidão, sendo encaminhados para uma câmara de gás onde ficam de mãos dadas.
Quando os pais dão conta da falta de Bruno, correm tudo à sua procura e só ao fim de um ano percebem o que verdadeiramente aconteceu...
Sinopse
Este livro não apresenta uma sinopse. Em vez disso apresenta o seguinte texto na contracapa:
"Esta é uma história especial e muito dificil de descrever.
Embora fosse normal incluir aqui algumas pistas sobre o seu conteúdo, entendemos que neste caso isso iria prejudicar a experiência da leitura.
Pensamos, de facto, que é importante começar a ler esta obra sem saber do que ela trata e, para os mais curiosos, avançamos apenas isto: quem ler este livro vai embarcar numa viagem com um rapaz de nove anos chamado Bruno; e, mais cedo ou mais tarde, vai chegar com o Bruno a uma vedação...
Vedações