bioquimica
Bioquímica
Química orgânica
1ºano de Fisioterapia
Docente: João Belo
Aluno: Sofia Castro
Nº: 20120157
0
Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias- Castelo Branco
Índice
As características especiais do carbono
2
Grupos funcionais importantes em bioquímica
3
Tipos de reação importantes metabolicamente
9
Isomeria
10
Os compostos dos organismos vivos
11
1
Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias- Castelo Branco
As características especiais do carbono
O carbono tem uma elevada predominância nas células vivas, quase 90% dos compostos químicos possuem carbono da sua constituição, isto é devido a sua enorme versatilidade química, pois apresenta características únicas como a capacidade de estabelecer quatro ligações covalentes que podem ser ligações simples, duplas e triplas.
Ligação simples (etano)
Ligação dupla (eteno)
Ligação tripla (etino)
O átomo de carbono tem também a capacidade de se ligar a outros átomos, formando cadeias curtas ou longas com as mais variadas disposições. Surge então o conceito de isómeros, dois compostos diferentes possuem a mesma fórmula molecular mas diferente fórmula de estrutura. Por exemplo, o álcool etílico e o éter dimetílico, são substâncias com propriedades químicas diferentes, mas a fórmula molecular de ambos é C2H6O.
Na maioria dos compostos orgânicos, o carbono encontra-se ligado a átomos de hidrogénio, oxigénio, azoto, enxofre e outros, embora o carbono se possa ligar praticamente a todos os elementos, quer metálicos quer não metálicos formando assim uma grande variedade de compostos orgânicos, pode estabelecer ligações fortes a outros átomos de carbono e assim criar cadeias longas e ramificadas ou em anéis.
Os elementos químicos tem tendência a formar iões, os gases raros são praticamente inertes quimicamente, os átomos como o H e o O podem formar apenas uma ou duas ligações covalentes e