bioquimica
Curso: Análises Clínicas e Saúde Pública (3º ano)
Ano curricular: 2014/2015
Unidade Curricular: Bioquímica Clínica I
Docente: António José Nogueira
DETERMINAÇÃO DE UMA CURVA DE absorção DE CoCl2
80137018732500
Elsa Fonseca nº27855
Liliana Reis nº28486Sophie Cadima nº28002Introdução
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. O espectrofotómetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.
Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de onda que pertencem ao espectro visível. A água absorve fortemente na região do infravermelho. A absorção das radiações ultravioleta, visíveis e infravermelhas dependem das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química. Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida (absorvância): a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida. Tudo isto, esta de acordo com a lei de Beer Lambert.
A cor das substâncias deve-se à absorção (transmitância) de certos comprimentos de onda da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de onda não absorvidos.
Uma curva de absorção, serve para determinar o comprimento de onda no qual uma substancia em causa tem maior absorvância.
Objectivo
Determinação de uma curva de absorção de Cloreto de Cobalto (CoCl2) pelo método de espectrofotometria.
330327080645Reagentes:
Cloreto de Cobalto (CoCl2);
Água Destilada.
020000Reagentes:
Cloreto de Cobalto (CoCl2);
Água Destilada.
Material:
Goblé;
Balão Volumétrico (100mL);
Pipeta (10mL);
Cuvetes;
Espectrofotómetro;