Niemeyer - Caminhos Niemeyer
O Caminho Niemeyer é um conjunto arquitetônico projetado pelo arquiteto para ser construído ao longo da orla da baía de Guanabara, sendo por fim concentrado em um aterro em frente à região central da cidade. Embora tenha sido concebido sob o impacto positivo do MAC, o projeto não logrou êxito em suas pretensões de impulsionar o nascimento de "uma nova Niterói", nem tampouco de "requalificar" o seu "degradado" centro histórico. Na verdade, suas obras ainda não estão finalizadas, apesar dos quase dez anos da apresentação do projeto ao público.
Este artigo se propõe a compreender as razões para esse insucesso, procurando responder ao desafio de fazer uma etnografia de uma cidade. Não se trata de estudar um "pequeno grupo" ou área urbana, mas de construir uma narrativa da cidade. Muito embora as intervenções em questão sejam localizadas, seus resultados atingem a cidade como um todo e seria importante não perder essa noção de totalidade, e, por consequência, da especificidade dos fenômenos estudados e, assim, realizar uma antropologia da cidade e não apenas na cidade, onde Niterói fosse o "tema substancial da reflexão" e sua realidade urbana uma variável independente (cf. Durham apud Frúgoli, 2005, p. 134). Ou seja, realizar uma análise "de perto e de dentro" (Magnani, 2002), sem perder a noção de totalidade que a cidade possui para seus habitantes, gestores, formadores de opinião e, sobretudo para mim. Esse desafio já foi devidamente explicitado por José Guilherme Magnani (2002, p. 20):
Assim, uma totalidade consistente em termos da etnografia é aquela que, experimentada e reconhecida pelos atores sociais, é identificada pelo investigador, podendo ser descrita em seus aspectos categoriais: para os primeiros, é o contexto da experiência, para o segundo, chave de inteligibilidade e princípio explicativo. Posto que não se pode contar com uma totalidade dada a priori, postula-se uma a ser construída a partir da experiência dos atores e com