Bioquimica
Campus Ponta Grossa
Tecnologia em Alimentos
Ângela Goreti do Carmo
Fernanda Munhoz
CARBOIDRATOS/PODER ADOÇANTE- 10/10/14
1-Introduçaõ
1.1-Amido
É um polímero natural é considerado um polissacarídeo pouco solúvel e de elevado peso molecular, formado por várias sequências de dois polissacarídeo amilose e amilopectina, ou seja, são milhares de moléculas de glicose unidas por ligações químicas simples.(info escola)
O amido é considerado um polímero de condensação, pois na sua formação ocorre a condensação das moléculas de α-glicose com eliminação de água.O amido é a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas e, por isso, está presente em raízes, frutos, tubérculos e sementes. Entre as principais fontes de amido na alimentação estão batatas, ervilhas, feijões, arroz, milho e farinha. (Brasil escola)
1.2-Glicose
A glicose é um monossacarídeo do grupo dos carboidratos mais importantes. Também podemos chamá-la de Glucose ou dextrose. As células do corpo usam a glicose como fonte de energia pelo ciclo de Krebs nas mitocôndrias e é um metabólico intermediário.
Sua estrutura é bem simples sendo representada por seis carbonos e um grupo aldeído podendo ser representada na forma de cadeia aberta (acíclica), fechada ou anel (cíclica) onde se mantém em equilíbrio. 1.3-Sacarose
Popularmente conhecida como açúcar comum ou açúcar de mesa, a sacarose é um dissacarídeo composto por uma molécula de glicose e uma de frutose, unidas entre si por uma ligação glicosídica. Em condição ambiente, esse glicídio tem aparência de cristais brancos, sabor doce e é solúvel em água.
No Brasil, obtém-se o açúcar principalmente através da cana-de-açúcar, que é moída, obtendo-se a garapa, com alto teor de sacarose. Posteriormente, essa garapa é aquecida, formando um melaço, que contém aproximadamente 40% de sacarose em massa; e parte dessa sacarose se cristaliza,