Bioquimica
Roteiro Aula Pratica
1- Titulo: Tampão 2- Pesquisa:
Solução tampão é uma solução formada por um ácido fraco e sua base conjugada ou por uma base fraca e seu ácido conjugado, estas soluções, são soluções capazes de conservarem seu pH mesmo após a adição de ácidos ou bases, até uma quantidade limite. Estas soluções apresentam a propriedade de armazenar o excesso de ácido e o excesso de base, respectivamente, na forma de um ácido fraco e na forma de sua base conjugada ou na forma de um ácido conjugado e na forma de uma base fraca, isso para ácido e bases fracas, respectivamente. Esta característica das soluções tampão faz com que a concentração de H3O+ se mantenha praticamente inalterada, modificando o efeito da adição de ácidos e bases à solução, por este motivo estas soluções são denominadas tampões.
3- Material Utilizado: 1. Estante para tubo de ensaio
2. Tubos de ensaio
3. Fita indicadora de pH
4. Pipeta
5. Pêra
6. Pisseta
7. Pipetador conta gotas
8. Solução de bicarbonato (HCO3)
9. Solução de acetato (H3C-COO-)
10. Água (H2O)
11. Ácido clorídrico (HCL)
4- Procedimentos:
1- Coloque 10 ml de HCL em frasco conta gota.
2- Rotule três tubos de ensaio com acetato, bicarbonato e água e adicione 20 ml de cada solução nos tubos respectivamente.
3- Verifique o PH de cada solução dos três tubos adicione uma gota de HCL a cada um dos tubos, agite e verifique o PH por meio das tiras indicadoras de PH.
4- Adicione mais cinco gotas de HCL agite e verifique o PH e assim sucessivamente anota os dados em forma de tabela de resultados e conclusão os valores obtidos.
5- Resultado:
Tabela do resultado da solução do tampão
HCL 1N (Gotas)
PH Acetato
PH Bicarbonato
PH Água
0
9
9
9
1
7
8
6
5
6
5
5
4
5
4
4
6- Conclusão:
Concluímos que podemos observar que ao adicionarmos as primeiras gotas HCl, a amostra de água a presentou uma diferença discrepante em seu pH, apresentando-se