bioquimica
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
FUNÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DOS COSMÉTICOS
FORTALEZA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A PELE
A Derme é a segunda grande camada da pele, localizada logo abaixo da epiderme e subdivide-se em derme papilar e derme reticular. É formada por tecido conjuntivo, constituído basicamente por água e matriz extracelular e esta por sua vez é rica em proteínas fibrosas (colágeno e elastina) (GOMES; GABRIEL, 2006, p. 26). Segundo Sousa e Vargas (2004, p. 6) na derme também se encontram vasos, nervos e músculos eretores do pêlo, além dos anexos cutâneos, os pés e as mãos estão submetidos a maiores esforços mecânicos e atrito no contato direto com diversos tipos de superfícies, além de estarem expostos a micro-organismos e a substâncias químicas. Portanto, a pele dessas regiões precisa ser mais grossa e mais resistente. Para que o aumento da espessura da pele não cause perda de sensibilidade, a superfície da pele das mãos e dos pés é recoberta por pequenas elevações denominas papilas, que contem as terminações nervosas e que também aumentam a área de contato dessas regiões com a superfície desejada. A formação e o desenho dessas ranhuras nas mãos e pés são únicos, sendo o princípio da técnica de impressão digital.
As mãos também envelhecem e perdem o brilho e elasticidade de sua pele. Para que isso não aconteça, devemos cuidar das mãos com bastante atenção.
O dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que as tornam muito sensíveis á desidratação. As mãos são bastante sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que afetam sua maciez. Ao contrário de outras partes do corpo, as mãos não podem contar com cirurgias plásticas para reparar a ação do tempo. Por tudo isso, é extremamente