bioquimica
A redução da gordura corporal, além de benefícios para a saúde, ajuda a melhorar a aparência física, já que os músculos se tornam mais visíveis em decorrência da redução da gordura subcutânea.
O emagrecimento saudável é resultado da diminuição de gordura e não simplesmente da redução de peso corporal, que pode implicar na perda de líquido e até mesmo de massa muscular. Há estudos que mostram claramente a relação saudável entre a porcentagem de gordura e massa muscular recomendada para homens e mulheres.
Milhões de indivíduos estão envolvidos em programas de perda de peso, sem nenhuma comprovação de eficácia. São programas que tem finalidades apenas comerciais. Muitos, inclusive, com propostas que colocam em risco a saúde como, por exemplo, a ingestão de substâncias de ação duvidosa e prática de exercícios físicos ineficientes, com equipamentos e acessórios inadequados.
São muito comuns os exageros. Adotar uma estratégia única na busca da redução de peso corporal, ou seja, uma dieta restritiva, radical, ou a prática excessiva, e até compulsiva, de exercício físico. Ambas as condutas, sob o ponto de vista fisiológico, são inadequadas, contrariando o que a ciência recomenda.
Diante deste quadro, inúmeras organizações científicas sugerem recomendações para os profissionais envolvidos em programas de controle de peso, evitando assim possíveis riscos para a saúde.
Existe uma Combinação Adequada no Processo de Emagrecimento?
Nutrição adequada e atividade física diária são componentes-chave de um programa de controle de peso. O princípio básico subjacente em programas de perda de peso seguros e eficazes é que o peso pode ser perdido apenas se o balanço energético for negativo -