Conjuntura econômica
Curso de Administração
Conjuntura Econômica
Salvador
2012
DESENVOLVIMENTO
1. Pois é nesse processo de interações entre a oferta e demanda que se determina o preço, onde se a oferta for maior que a procura o preço tende a cair, o que é extremamente satisfatório para o cliente, ou então pode-se chegar ao preço equilíbrio, o qual há compatibilidade entre o preço desejado pelos clientes com o desejado pela empresa, fazendo com que a satisfação do cliente maximize-se, pois é nesse momento que o cliente irá determinar o grau de utilidade do produto e então chegará a conclusão se está disposto e/ou tem condições de pagar pelo preço do produto desejado.
2. Pois os produtores, vizando o lucro, estabelecem um preço mínimo que estão dispostos a receber por cada quantidade de seus produtos, com base nos custos, assim sofrerão menos riscos de prejuízo e poderão maximizar seus objetivos.
3. Sim. Há relação no caso dos monopólios e oligopólios, onde respectivamente, um tem apenas um vendedor, que é quem determina o preço e outro possui uma quantidade de empresas, porém as maiores dominam a maior parte do mercado, ou seja, possuem força de mercado, consequentemente tem poder para elevar os preços sem enfrentar maiores obstáculos, que é o que ocorre na inflação de lucros.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia princípios de micro e macroeconomia. 5. Ed. São Paulo: Thomson, 2007.
DORNBUSCH, Rudiger; FISCHER, Stanley. Macroeconomia. 5. Ed. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1991.
PINHO, Diva Benevides; VASCONCELOS, Marco Antônio S. (Org.). Manual de Economia. Equipe de Professores da Usp. 4. Ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
LANZANA, Antonio E. Teixeira. Economia brasileira: fundamentos e atualidades. São Paulo: Atlas, 2001.