Bioquimica
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos que são os leucócitos de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens as blásticas anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos causando anemia, dos glóbulos brancos causando infecções e das plaquetas que causam hemorragias.
A leucemia aguda é secundária à proliferação excessiva de células imaturas da medula óssea, que infiltram os tecidos do organismo.Com isso a fadiga, palpitação e anemia aparecem pela redução da produção dos eritrócitos pela medula óssea. E o tratamento tem como objetivo destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais.
Osteoporose
A osteoporose é uma doença relacionada com o envelhecimento onde ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção do estrógeno. Com isso a absorção das células velhas aumenta e a formação de novas células ósseas diminui que resulta nos ossos se tornam mais porosos, perdem resistência.
A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam. Para tratar desta doença pode se praticar caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr e, especialmente, exercícios com pesos são fundamentais para manter o tônus muscular e prevenir a osteoporose, alimentação com alimentos ricos em cálcio e demais.
Anemia
A anemia é onde na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for à causa dessa