bioquimica
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ALEX MATHEUS VIANA FERREIRA
KARLA NAZARÉ DE OLIVEIRA
PRISCILA FERREIRA DA ROCHA NAPOLEÃO
RAQUEL DA SILVA TINOCO
RELATÓRIO: PROPRIEDADES GERAIS DOS LIPÍDIOS
MANAUS
2014
ALEX MATHEUS VIANA FERREIRA
KARLA NAZARÉ DE OLIVEIRA
PRISCILA FERREIRA DA ROCHA NAPOLEÃO
RAQUEL DA SILVA TINOCO
RELATÓRIO: PROPRIEDADES GERAIS DOS LIPÍDIOS
Atividade avaliativa da aula prática sobre lipídios com o intuito de obter parte da nota da disciplina Bioquímica I. Profª Silvana Cristina Pando
MANAUS
2014
1. Introdução
Os lipídios são um grupo heterogêneo de moléculas, apresentando também funções variadas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios), proteção contra choques mecânicos, coenzimas, agentes emulsificantes, hormônios e mensageiros intracelulares. Todo lipídio possui ácido graxo em sua estrutura. São ácidos orgânicos, a maioria de cadeia longa, com mais de 12 carbonos. Essas cadeias podem ser saturadas (sem dupla ligação) ou insaturada (com dupla ligação). Quanto mais longa a cadeia do ácido graxo e menor o número de ligações duplas, menor será a solubilidade em água.
Solubilidades
São moléculas cuja principal característica é a baixa solubilidade em água e alta solubilidade em solventes orgânicos, apresentando então natureza hidrofóbica. Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo uma grande concentração hídrica. Isso porque essa insolubilidade permite que os lipídios atuem na separação entre o meio intracelular e o meio extracelular.
Emulsificação
Uma emulsão é uma dispersão constituída de dois lipídios no mínimo, não miscíveis entre eles. Um dos lipídios