bioquimica
Profª. Fernanda Zoccoli
Elaboração de relatórios
CAPA : Título, nome dos elementos do grupo, curso, data de entrega do relatório.
INTRODUÇÃO - Onde se faz o enquadramento do trabalho a realizar, quer em termos da relevância que se pode dar ao que se está a estudar, quer em termos de bases teóricas que serão posteriormente necessárias para o tratamento de resultados (ex. equações matemáticas a ser usadas). Deve sempre referenciar-se detalhadamente todas as fontes bibliográficas usadas.
PARTE EXPERIMENTAL - Referir os reagentes e aparelhos utilizados de forma resumida, o procedimento experimental efetuado.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS - Tabelas e gráficos dos resultados obtidos nos ensaios experimentais. Quando os gráficos incluem retas, a equação destas, afetada dos respectivos erros, deve figurar na legenda ou junto à figura. Os pontos experimentais devem ser representados por símbolos (exº *, +, etc.) definidos em legenda e de dimensões superiores à espessura da linha de ajuste (reta, parábola, etc.). No exemplo do RESUMO, apresentava-se um gráfico com os pontos experimentais ajustados por uma sigmóide. A tabela dos valores lidos ao longo da titulação, por não ser essencial para a compreensão do trabalho uma vez que o gráfico ilustra o comportamento do sistema, poderia ser apresentada em APÊNDICE.
TRATAMENTO DOS RESULTADOS - Secção que, na maioria das vezes, não surge diferenciada da secção anterior. Inclui a apresentação dos cálculos efetuados e equações utilizadas, com determinação da grandeza pretendida (concentração da solução de NaOH no exemplo dado).
DISCUSSÃO - Explicação do comportamento do sistema ao longo do(s) ensaio(s) realizado(s). Comentário sobre os valores obtidos e, sempre que possível, comparação com valores teóricos ou da literatura (pôr referência). Discussão de possíveis afastamentos e causas de erro. Formas de garantir validade de tratamento teórico utilizadas na prática, etc. Crítica construtiva global sobre