Bioquimica
DESNATURAÇÃO PROTEICA é a perda da estrutura tridimensional da proteína, ou seja, ela perde a sua forma original.
Há desnaturações reversíveis, e irreversíveis.
Temos como irreversível o exemplo da albumina do ovo, que uma vez que foi cozida, o resfriamento não faz com que a proteína se renature.
A desnaturação faz com que a proteína perca a sua função. É por isso que não podemos passar de 42º de febre, pois daí em diante muitas enzimas(que são proteínas) irão se desnaturar e trazer muitos malefícios ao indivíduo. As hemácias, quando desnaturadas, não podem acoplar o gás na hemoglobina, e assim não tem mais função.
Os agentes responsáveis:
-O calor. Cada proteína tem uma temperatura específica de desnaturação. Nossas enzimas se desnaturam por volta dos 42ºC ou mais. Algumas bactérias que vivem em geiseres tem enzimas que só desnaturam após os 300ºC.
-O pH. O pH(potencial de hidrogenato) também pode desnaturar uma proteína, uma vez que esta tem seu pH, qualquer coisa em contraposição irá alterar sua estrutura tridimensional.
-Agentes químicos, como o veneno. Esses agentes podem agir sobre a proteína desfazendo ligações, principalmente em pontes de hidrogênio.
AMINOÁCIDOS são ácidos orgânicos que encerram em sua molécula um ou mais grupamentos Amina. Existem vários tipos de aminoácidos, sendo os mais importantes os alfa-aminoácidos.
Fórmula geral de um alfa-aminoácido:
Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH) e um grupo amina ligados a um átomo de carbono. Nesses mesmo carbono ficam ligados ainda um