bioquimica
1) Quais as diferenças entre compostos orgânicos e inorgânicos? Escolha um exemplo de cada um deles, descreva a importância para o bom funcionamento das células e do organismo como um todo. Os compostos orgânicos possuem em suas moléculas, o elemento carbono, ao contrário dos compostos inorgânicos. Compostos orgânicos são substâncias produzidas que formam os seres vivos. São compostos que possuem carbono, sendo que a maioria destes compostos contém também hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e etc. A exemplo temos os carboidratos, que são compostos orgânicos tendo a função de fornecer energia para as células. Eles são formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Os carboidratos também ajudam na estrutura dos organismos e participam diretamente no metabolismo. Os compostos inorgânicos são aqueles formados por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes, e que não apresentam átomos de carbono em cadeias ligados a átomos de hidrogênio, são constituintes químicos de uma célula, constituídos por água e sais minerais. Devido à sua fluidez, a água participa do transporte de substâncias pelo corpo. Ela é capaz promover regulação térmica. Dado o seu elevado calor específico apresenta grande capacidade de ganhar calor sem alterar seu estado físico, resfriando o corpo quando a temperatura ambiental é alta.
2) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano e sua interferência na atividade física. Ressalte a importância do sistema tampão e os principais mecanismos de defesa.
O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.) Para que o corpo humano possa absorver os minerais que são necessários para nossa saúde, temos que ter o ph do sangue no limite 7,4. Quando existe