Bioquimica
A composição proteica de um tecido determina suas capacidades metabólicas e funcionais.
As proteínas fornecem a base estrutural de todos os tecidos e órgãos, é amplamente o conteúdo proteico desses tecidos que lhe dá sua forma de reconhecimento, talvez de modo mais importante ás proteínas presente em diferentes tecidos conferem a cada um as suas capacidades metabólica e funcionais, presença de molécula de actina e de miosina no musculo confere a capacidade ao tecido de se contrair, e a presença de enzimas especificas determina – se um tecido pode ou não executar uma dada função. As proteínas e os aminoácidos também constituem ou atuam com percussores para outros hormônios do organismo, peptídeos reguladores e neurotransmissores, e também agem como receptores para esse sistema de sinalização e executam uma ampla gama de outras funções.
Aminoácidos
A estrutura básica de todos os aminoácidos consiste em um grupamento amino e em um grupamento carboxila unidos a um átomo de carbono.
As proteínas são compostas de cardeais longas de aminoácidos em uma sequencia linear, unidos por ligação peptídica, estão presentes no organismo ao todo aminoácidos contem carbono, hidrogênio e oxigênio como os glicídios e os lipídios, mas todos também contem nitrogênio: dois dos aminoácidos (cistinas e metionina também contem enxofre).
A estrutura básica de todos os aminoácidos consiste em um agrupamento amino (NH2) e em grupamento carboxila (COOH) unidos a um único a átomo de carbono, também esta presente uma cadeia lateral orgânica e a estrutura dos grupamentos dessas cadeias laterais aos aminoácidos sua estrutura característica em PH fisiológico, ele existem um principalmente na forma ionizada como NH3+ e COO-.
Os aminos ácidos essências não poderem ser sintetizados pelos os homens, eles estão presentes nos alimentos, todos os aminoácidos em tecidos animais com exceção do mais simples (glicina, que não é oticamente