bioquimica
Tema: Coleta de sangue venoso
Discente: Sthéfany Caroline Neto Mesquita
Docente: Marise Tanaka Suzuki
Curso: Medicina; 2º período
Turma: ‘’ A’’
Gurupi, 13 de fevereiro de 2014
Introdução: O sangue é a porção líquida do meio interno que circula rapidamente dentro de um sistema fechado de vasos denominado sistema circulatório. É constituído por um fluido no qual existem células em suspensão, moléculas e íons dissolvidos em água. O sangue é um meio de transporte que realiza as trocas de substâncias entre os diversos sistemas do organismo. O sangue é amostra de exames rotineiros. É feito a punção venosa ao invés da arterial por maior facilidade anatômica. Locais de punção: fossa cubital (dobra do cotovelo), dorso da mão, jugular externa, dorso do pé.
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo ensinar a um grupo de alunos em aula prática de bioquímica II a técnica de coleta de sangue venoso. Assim como todos os cuidados pré-coleta, coleta e pós-coleta do mesmo.
Materiais: Seringa; Agulha; Tubos de armazenamento; Garrote ou torniquete; Algodão; Luvas; Álcool 70%.
Métodos: A turma A de bioquímica foi dividida em duplas. Primeiramente a professora Marise Tanaka Suzuki nos explicou como deveria ser feito o procedimento. Em seguida nossa colega de sala enfermeira Anandra fez uma punção venosa para que observássemos na prática. Logo após as duplas se dividiram para que um pudesse doar o seu braço para o seu colega e vice-versa. Sempre com a supervisão da professora. Eu com minha dupla Naiana começamos. Separei os materiais necessários para ficar fácil a visualização na hora que fosse necessário, lavei as mãos adequadamente, coloquei as luvas. O garrote foi aplicado antes da punção, para encontrar a veia mais facilmente. Depois de selecionar a zona de punção, desinfetei o local com algodão e álcool 70% secando naturalmente. O braço da Naiana estava estirado e o punho fechado. Em seguida introduzi a agulha com