bioquimica
2.1 Caratériscas Dos Equidermos Umas das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aqüífero ou ambulacrário. Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal. Os pés ambulacrais possuem paredes musculares e ampolas que acumulam líquido; as variações de pressão do líquido no sistema determinam a expansão ou retração dos pés, fato que culmina com o deslocamento do animal. Quando a pressão do líquido é maior nos pés, estes ficam mais rígidos, quando a pressão diminui, eles ficam moles, essa diferença permite o movimento.
2.2 Digestão Os equinodermos alimentam-se de pequenos animais e algas. A estrela-do-mar, por exemplo, é carnívora. Os sistemas vitais desses animais são simples e eficientes. O sistema digestório contém apenas a boca, estômago, intestinos e ânus. Mas o estômago só esta presente no corpo dos equinodermos carnívoros, possuindo glândulas que produzem substância digestiva.
2.3 Excreção A eliminação de excretas é facilitada pelo sistema ambulacrário, pelo qual circula a água no corpo dos equinodermos.
2.4 Respiração A respiração é realizada por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda a extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água.
2.5 Circulação Há um líquido incolor que circula pelos canais, localizados ao longo de todo o corpo desses animais.