BIOQUIMICA
Vitamina D - Medicina Veterinária
Função Biológica
Desenvolvimento ósseo :
Absorção de cálcio (intestino delgado)
Reabsorção de cálcio (ossos e rins)
Manter os níveis de cálcio no sangue
Absorção de fósforo (intestino delgado)
Hormônio :
Regulação da expressão gênica
Crescimento celular
Formação da Vitamina D Para que obtenhamos vitamina D é necessária a participação de luz UV, um dos componentes da luz solar. 7-dehidro colesterol - vitamina D3 Ergosterol - vitamina D2 Com adição do grupo OH é armazenado por 3 meses no fígado Forma ativa da vitamina D, um "hormônio esteroide" Forma inativa da vitamina D, pronta para a excreção
Deficiência de Vitamina D no organismo A carência dessa vitamina tem relação com a osteoporose, e em crianças pode causar o raquitismo (enfraquecimento dos ossos). O excesso dessa vitamina pode causar hipercalcêmica, perigoso para os tecidos moles, onde pode haver calcificação e uma possível paralisia dos órgãos, e também pode levar a distúrbios mentais. É comum também a presença de raquitismo em animais como os cães quando estão em faze de crescimento, isso ocorre também pela carência de alimentos ricos em nutrientes. O raquitismo nesses animais gera deformidade óssea e faz com que os animais se movimentem pouco e com dificuldade.
Manifestações de excesso
Doses exageradas de vitamina D provocam a hipercalcêmica (excesso da cálcio no sangue), o que favorece o depósito de cálcio nos vasos (arteriosclerose), e, ainda, a eliminação aumentada de cálcio na urina o que, por sua vez, favorece a formação de cálculos urinários. Altos teores de cálcio no sangue alteram as funções do coração e dos nervos.