Bioquimica
Ao longo do tempo, foram contruídos microscópios cada vez mais poderosos.
Os microscópios ópticos, são aqueles apresentam um sistema de lentes que amplia a imagem do objeto observado. Eles podem ser mono ou binocular.
Os melhores microscópios ópticos são aqueles em que a imagem é ampliada com o auxílio da luz que atravessa o objeto, aumentado a imagem cerca de 2 mil vezes.
Os microscópios eletrônicos são instrumentos sofisticados de pesquisa, são muito grandes e conseguem imagens mais ampliadas em até 400 mil vezes.
Microscópio óptico: funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz.
Microscópio eletrônico: amplia a imagem por meio de feixes de elétrons. resultado da pesquisa:
A diferença básica entre o microscópio óptico e o eletrônico é que neste último não é utilizada a luz mais sim feixes de elétrons. Já no microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas.
Microscopia eletrônica é uma importante técnica para determinar tamanho e forma de estruturas cristalinas e amorfas; inorgânicas e biológicas. No caso de amostras cristalinas, também pode revelar a composição das partículas. De qualquer forma, a microscopia eletrônica baseia-se na interação de elétrons incidentes sobre a matéria. Muitos são os efeitos desta interação e o comprimento de onda do elétron, variando entre 0,1 e 1nm, fornece informações de resolução atômica que são utilizadas não apenas pela microscopia eletrônica, mas por diversas