Bioquimica odontologica
1º nível, turma 2.
Bioquímica Odontológica A bioquímica odontológica estuda a composição e as reações químicas das substâncias do meio bucal e dos dentes, bem como todos os processos bioquímicos diretos ou indiretamente relacionados à saúde geral do sistema buco-dental. Relacionados a esse sistema temos: a saliva, o tártaro e a cárie dental.
A saliva é um liquido produzido por glândulas salivares: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais. E tem como função lubrificar e diluir o alimento, além de proteger contra bactérias e manter o PH da baca neutro, auxiliando assim no processo des-re (desmineralização e remineralização). A saliva também possui um efeito microbiano, que controla o desenvolvimento de bactérias, por isso, quando não há salivas, há maiores chances de aparecerem cáries dentárias.
O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é resultado da calcificação da placa bacteriana ou biofilme dental. Além de causar problemas estéticos, pode causar danos mais severos a saúde bucal, como: gengivite e evoluindo até a periodontite, causando retração gengival e perda óssea. O tártaro depois de formado, só pode ser removido pelo cirurgião dentista, através de raspagem. Então, o mais indicado, é uma boa higienização evitando todo esse processo.
A cárie dentaria é uma descalcificação de uma parte do dente, provocada por ácidos orgânicos. É considerada uma doença infecciosa e transmissível. Os ácidos orgânicos (acético, butírico e, principalmente, lático) são formados atrás do processo de fermentação e atacam o esmalte, a dentina e a polpa do dente. Se não tratado a tempo, o dente cariado pode ser perdido.
As prevenções relacionadas dependem somente de uma boa higiene bucal, como por exemplo, o uso do fio dental e a escovação dos dentes após qualquer refeição; fazer a visita ao dentista pelo menos duas vezes ao ano; e diminuir o consumo de doces e refrigerantes, por estes conterem