bioquimica do amor
Amostra: Qualquer amostra biológica
Material utilizado: Suporte de coloração de laminas alça bacteriológica, bico de busen, lamina para microscopia e suporte para coloração, microscópio óptico, estufa 35+/- 1°C.
Reagentes: Cristal violeta, Lugol fraco, Descorante a base de álcool-cetona e fucsina fenificada de gram (kits Laborclin e New Prov)
Procedimento
Identificação da amostra:
Antes de todo o processo é necessário passar todas as amostras com o leitor de código de barras para laboratório, criar uma fola de trabalho no setor de microbiologia; F3 para gerar folha de trabalho setor microbiologia, bancada microbiologia e em período a data do dia. Se o material for da matriz/hospital santa Rita- selecionar MICROBIOLOGIA, se for da maternidade- selecionar HOSPITAL MUNICIPAL e se o material for micológico – Selecionar FUNGOS para folha de trabalho selecionada.
Preparo da amostra:
(A): Preparar lamina para coloração- líquido: espalhar o material sobre uma lamina limpa e desengordurada, deixar secar ao ar e fixar o material passando a lamina no bico de busen, deixar esfriar. Cobrir o material com a solução de violeta genciana e deixar atuar por um minto, escorrendo ao final lavar na horizontal. Cobrir a lamina com o lugol fraco e deixar atuar um minuto; remover o lugol da lamina gotejando sobre esta a solução descolorante ate que o liquido se torne incolor (15-30 segundos). Lavar em água corrente e cobrir a lamina com a solução de fucsina para Gram, deixando atuar por (30-60 segundos), lavar em água corrente deixar escorrer em posição vertical e secar ao ar .
B): Material de culturas em meio solido: usando uma alça de platina flambada, colocar uma gota de soro fisiológico no centro de uma lamina limpa e desengordurada deixar secar ao ar , e em seguida fixar passando-a pela chama do bico de busen, deixando esfriar. Cobrir a lamina com o lugol fraco e deixar atuar um minuto; remover o lugol da lamina gotejando sobre esta a