Bioprocessos aplicados
Danielle de Arruda Carneiro
Lucas Paulo Gariglio
Resumo
A biorremediação é um processo do qual se utilizam micro-organismos na remoção de contaminantes tóxicos do meio ambiente. Essa técnica é bastante promissora, pois visa à minimização dos impactos antrópicos e à reestruturação dos habitats naturais.
Relativamente nova, essa tecnologia tem sido alvo de inúmeras pesquisas, pois oferece uma maior segurança, uma menor perturbação ao meio ambiente e também é uma ferramenta eficiente a custos baixos. A biorremediação possui grande aplicabilidade e a otimização do seu processo depende das condições ambientais, do tipo de contaminante e da técnica empregada. Os tratamentos se diferenciam por ser “in situ”
(quando é realizado no próprio local) ou “ex situ” (quando há remoção do contaminante para tratamento em outro ambiente). A biorremediação é uma técnica inovadora que merece atenção e incentivo nos processos de recuperação ambiental. O objetivo dessa revisão é conhecer o processo de biorremediação, suas técnicas e aplicabilidades. Palavras-chave: Biodegradação; micro-organismos; contaminantes ambientais.
A
Revolução
Industrial representava naquela época, avanço tecnológico, desenvolvimento e acúmulo de capitais com a expansão do comércio mundial. A produção industrial em larga escala era necessária para manter os padrões de consumo impostos pelo capitalismo. Somente no final dos anos 60 que os impactos gerados pela Revolução Industrial foram percebidos, as pessoas se reuniram em grupos e ONG’s para protestarem contra a devastação ambiental exigindo a proteção da natureza.
O aumento da conscientização sobre os problemas ambientais contribuiu significantemente para que as Nações Unidas convocassem uma conferência sobre o meio ambiente. A conferência de Estocolmo foi um marco histórico para a questão ambiental, a preocupação com o meio