Biometria em cana de acucar
Introdução
A biometria consiste em um método de avaliar o desenvolvimento vegetativo da cultura de cana-de-açúcar, onde são avaliados: a altura, o perfilhamento, o diâmetro do colmo de cana e o numero de folhas verdes presentes no perfilhamento no estágio adquirido para a coleta. Os programas de melhoramento genético da cana-de-açúcar utilizam-se desta ferramenta na comparação de genótipos nos processos de seleção varietal.
O objetivo deste trabalho é monitorar, por meio da biometria, cultivares de cana-de-açúcar com ciclo de maturação precoce, média e tardia e seus vários estágios de desenvolvimento.
Em nosso caso, foram realizados análises em plantas grandes de importância comercial.
Material e Métodos
As parcelas coletadas, eram compostas por 6 linhas de cana com 10 metros de comprimentos, espaçadas de 1,5 m, totalizando 90 m², sendo considerada como área útil as 6 linhas . Todas as parcelas receberam os mesmos tratos culturais. A coleta de cada amostra feita é chamada de ponto, a cada amostra a ser feito é realizado dentro do talhão. Onde são contados 40 metros seguindo a linha do plantio da primeira parcela a ser coletada. Para a fácil localização das linhas a ser coletadas, é feito o amarrio das duas extremidades, que seria no caso, a primeira linha e a sexta linha, demarcando as 6 linhas a ser retiradas as amostras com uma fita de preferencia com fácil visualização.
As idades das canas a ser coletadas variam, pois como mencionamos, a amostra é feito em diversos estágios e com as diferentes maturações presentes em cada variedade da cana. Foram coletados, em cada ponto, um feixe de cana contendo 12 colmos industrializáveis, cana grande, retiradas em sequência aleatórias, onde cada linha é tirado 2 canas totalizando as 12 que serão posteriormente feito a retirada das palhas secas, e a contagem das folhas verdes de cada uma das 2 canas retiradas de cada linha. Isso realizada separadamente das demais canas de cada linha.