Biomedicina
Quantas vezes em nosso cotidiano, não necessitamos tomar algum tipo de vacina ou fazer algum exame de análise clínica? Pois é, o biomédico estuda exames e interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar doenças. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo assim pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.
Biomedicina é a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Apesar de ter nomes semelhantes e compartilharem da área de ciências biológicas, trabalhem lado à lado, biomedicina e medicina tem diferenças fundamentais.
Inicialmente, com o objetivo de criar um curso de graduação com profissionais específicos para atuar, através do ingresso em programas de mestrado e doutorado, no ensino e pesquisas nas ciências básicas da saúde (ciências biomédicas), consequentemente, no desenvolvimento da saúde humana, foram implantados na UNIFESP e UERJ em 1966, os primeiros cursos de Biomedicina (antes denominados Ciências Biológicas - Modalidade Médica).
Neste trabalho iremos tratar da sistematização e problemáticas relacionadas à esta profissão, que vem crescendo gradualmente no mercado de trabalho. A biomedicina não é um ramo isolado, abrange outros contextos, oferecendo um leque amplo de especializações.
O curso de Biomedicina, atualmente, forma profissionais qualificados para o envolvimento em projetos de pesquisa, desenvolvimento e extensão à saúde. Em Pernambuco, este curso é oferecido por diversas instituições públicas e