biomedicina,
Polo Universitário de Nova Friburgo
Sobre o curso:
O curso de biomedicina foi regulamentado em 1979, e os conselhos Federal e Regionais de Biomedicina foram criados e regulamentam o exercício da profissão em suas várias especializações.
Biomedicina é área das ciências biológicas voltada para a pesquisa de doenças humanas, suas causas e meio mais eficaz de trata-las. O Biomédico estuda e identifica microrganismos causadores de doenças, procura medicamentos e vacinas para combatê-los.
O Biomédico formado é capacitado a desenvolver atividades técnicas em diversas áreas, como: diagnostico laboratorial e por imagens, bioengenharia, hematologia e banco de sangue, controle de qualidade dos alimentos, analises ambientais, produção e comercialização de bioderivados ( soros e vacinas), pesquisa e docência no Ensino Superior.
O Biomédico pode atuar em parceria com bioquímicos, médicos, biólogos e farmacêuticos.
O curso tem duração média de 8 a 10 períodos.
Atribuições do Biomédico
O Biomédico tem inúmeras atribuições: analises clinicas, acupuntura, analise ambiental, anatomia patológica, biologia molecular, citologia oncótica, coleta de material, docência e pesquisa, embriologia, farmacologia, genética, fisiologia, hematologia, imaginologia, são mais de 30 áreas para atuação.
Mercado de trabalho
A maioria dos profissionais trabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Mas uma parte permanece na carreira acadêmica. Outras áreas também têm demandado esse profissional, como a análise forense, na função de perito criminal. Nas capitais e grandes cidades, clínicas de reprodução assistida oferecem vagas a quem se especializa em biologia molecular, genética e microbiologia. Nas regiões de concentração de indústrias alimentícias a procura é grande por profissionais em análise de qualidade. A atuação desse profissional pode se dar em locais diversos, como instituições públicas e privadas onde pode planejar e