Biomecânica e força
BIOMECÂNICA – Usa as leis e conceitos da mecânica, para interpretar e explicar uma serie de fenômenos que ocorrem quando um ser vivo está em repouso ou em movimentos. -Todo corpo que está em repouso, acionando alguns de seus músculos poderá se locomover. A ação sinergética de ossos e músculos, no caso dos vertebrados, se manifesta como força. Sendo os efeitos dessas forças sobre o corpo que o faz movimentar-se.
FORCA-È uma grandeza vetorial que é a causa capaz de modificar o estado de movimento, produzir uma deformação ou uma aceleração.
-A força está presente em todas as estruturas e processos biológicos, desde moléculas até sistemas complexos Que definida como o produto da massa pela aceleração. F = m.a= M.L. T-2 A unidade no SI é N, no CGS dyn, no MKGFS kgf.
13.1-TIPOS DE FORÇAS. (Fundamentais e Derivadas).
FORÇAS FUNDAMENTAIS - São forças de interação entre corpos macroscópicos e/ou partículas elementares. 1- GRAVITACIONAIS – Resultante da interação entre massa. [pic] onde G= constante da gravitação universal M1 e M2 = massas dos corpos e d = Distância entre os centros de massas. G = 6,67 x 10-11N. m2. kg-2
2- ELETROMAGNÉTICA – Resultante da interação entre cargas elétricas.
[pic] 3- NUCLEARES FORTES DE CURTO ALCANÇE – Resultantes da interação entre núcleons (Nêutron ou próton) 4- NUCLEARES FRACA DE CURTO ALCANCE – Que provocam instabilidade em núcleos e partículas elementares.
FORÇAS DERIVADAS – São forças que podem ser de origem externa ao corpo onde agem ou resultantes do efeito de vários componentes do corpo. Ex. Forças de contato (Atrito, normal, Elásticas), musculares, moleculares etc.
1- FORÇA de ATRITO – Fat = μ. FN
2- FORÇA NORMAL - FN
3- FORÇA ELÁSTICA – É uma força conservativa restauradora que tende fazer com que o corpo volte ou retorne a sua forma inicial ( depois que o esforço deformador deixa de agir), podendo ser caracterizada por um parâmetro