Biomateriais
Curso de Graduação Engenharia Mecânica
BIOMATERIAIS: APLICAÇÕES
Belo Horizonte
2014
BIOMATERIAIS: APLICAÇÕES
Trabalho apresentado à disciplina Ciências dos Materiais, do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Belo Horizonte
2014
1. INTRODUÇÃO:
Neste trabalho iremos abordar as principais características e os tipos de cada biomaterial, visto que assunto tem assumido uma importância crescente. Para iniciar, o que é um biomaterial?
São substâncias das quais podem ser fabricados dispositivos que interagem com sistemas biológicos.
Seu estudo é a descrição e predição do comportamento de tais substâncias no contexto do funcionamento do dispositivo e o ambiente biológico a que se insere, é utilizado quando há a necessidade de tratamento em uma área através da substituição de um tecido que perdeu sua função ou precisa de reforço.
Na área dos materiais, os biomateriais têm sido dos mais desenvolvidos e aqueles em que se investe mais, podendo ser encontrados em dispositivos implantáveis tais como próteses ortopédicas, implantes e aparelhos dentários, válvulas cardíacas, cateteres, implantes mamários, dispositivos intra-oculares e de uso auricular, além de inúmeros outros mecanismos.
Os implantes de uso médico são constituídos por polímeros, metais, Cerâmicos, vidro ou compósitos destes materiais.
Partes do corpo onde se pode usar biomateriais.
2. METAIS
Os metais são materiais cristalinos formados pela repetição de uma célula unitária contendo um número específico de átomos em posições definidas. Os metais provocam reações diversas no organismo dependendo da sua concentração. Em certas e pequenas concentrações, alguns elementos como erro, Magnésio e Zinco são essenciais para a saúde. Já outros metais como o Níquel e a Platina são alergênicos, podendo