Biomateriais
Substância, ou combinação de substâncias (sintética ou natural), que pode ser usado por determinado período de tempo, como um todo ou como uma parte de um sistema, que trata, aumenta ou substitui algum tecido, órgão ou função do corpo.
Biomateriais:
Toxicos -> causam danos a tecidos adjacentes
Não tóxicos e biologicamente inativos -> Bioinertes/Biotoleraveis -> liberação lenta de íons: formaçãoda capsula fibrosa
Não tóxicos e biologicamente ativos ->Bioativos -> interação tecido/implante : interacao quimica
Não tóxicos e biologicamente reabsorvíveis -> bioreabsorviveis -> nao há interacao tecido/implante : absorcao pelo organismo
Classificação dos Biomateriais
-Bioinertes – Materiais MENOS suscetíveis a causar uma reação biológica devido a sua estabilidade química, em comparação a outros materiais. Ex.: C, Al2O3 e ZrO2.
-Bioreativos – Metais usados em ortopedia e implantodontia dominam essa classe de materiais. A biocompatibilidade é baseada na formação de uma fina e aderente camada de óxido formada em sua superfície. Ex.: ligas a base de de Ti e Ta .
-Bioativos – Materiais capazes de formar tecido sobre a superfície e estabelecer uma interface capaz de suportar cargas funcionais que normalmente ocorram no local da implantação. Ex.: Vidros bioativos e vitro-cerâmicas, cerâmicas de fosfato de cálcio e compósitos desses vidros e cerâmicas.
Pré-requisitos:
• Ligação química do material com o osso conhecida; • Ausência de resposta tóxica; • Bioatividade controlada; • Estabilidade quando em contato com fluidos corpóreos; • Resistência mecânica e tenacidade à fratura próximas a de tecidos naturais rígidos; • Baixo conteúdo em sílica, presença de P e elevado teor de elementos alcalinos e/ou alcalinos terrosos, quando comparados aos vidros tradicionais.
Vitrocerâmicas
São materiais cerâmicos formados através da nucleação controlada e cristalização de vidros. Vidros são fundidos, moldados e