Hiperdia
Fatores responsáveis pela hipertensão .
Não-modificáveis ♣ Hereditariedade: história familiar de Hipertensão Arterial. ♣ Idade: o envelhecimento aumenta o risco do desenvolvimento da hipertensão em ambos os sexos. Estimativas globais sugerem taxas de hipertensão arterial mais elevadas para homens a partir dos 50 anos e para mulheres a partir dos 60 anos.
Modificáveis ♣ Sedentarismo: aumenta a incidência de hipertensãso arterial. Indivíduos sedentários apresentam risco aproximado 30% maior de desenvolver hipertensão arterial em relação aos indivíduos ativo: a atividade física regular diminui a pressão arterial. ♣ Tabagismo: o consumo de cigarros está associado ao aumento agudo da pressão arterial e ao maior risco de doenças cardiovasculares. ♣ Excesso de sal: o sal pode desencadear, agravar e manter a hipertensão. ♣ Bebida alcoólica: o uso abusivo de bebidas alcoólicas pode levar à hipertensão. ♣ Peso: a obesidade está associada ao aumento dos níveis pressóricos.
♣ Estresse: excesso de trabalho, angústia, preocupações e ansiedade podem ser responsáveis pela elevação aguda da pressão arterial.
O AUTOCUIDADO
♣ Por se tratar de uma patologia crônica, o tratamento da Hipertensão é permanente, durando por toda a vida do indivíduo.
AS MODIFICAÇÕES NO ESTILO DE VIDA
♣ E importante haver mudança no estilo de vida. ♣ Modificações no estilo de vida favorecem a redução dos valores de pressão arterial, prevenindo os riscos hipertensivos – principalmente DERRAME, PROBLEMAS NO CORAÇÃO , E NOS RINS. ♣ Essas mudanças no estilo de vida tem o custo baixo e aumenta a eficácia dos remédios.
♣ A equipe de saúde deve trabalhar para auxiliar o indivíduo a incorporar estas práticas e atingir os objetivos e as metas propostas no tratamento.
Recomendações para modificações do estilo de vida ♣ Perder peso se ele for excessivo. ♣ Limitar a ingestão de álcool a, no